Estado do empréstimo: Disponível
Publicada pela primeira vez em 1997, esta obra se tornou um clássico entre os interessados em procurar uma inovação pedagógica, com a inclusão da espiritualidade.
INTRODUÇÃO
PRIMEIRA PARTE: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
I - A NATUREZA HUMANA
UM CONCEITO DE HOMEM
A INDIVIDUALIDADE
A IGUALDADE
A LIBERDADE
II - FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA
O SER INTEREXISTENTE
A UNIDADE DO SER
III - A CRIANÇA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
O PÔRQUE DA INFÂNCIA
CRIANÇAS ESPECIAIS
IV - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
O QUE É EDUCAÇÃO
FINALIDADE (S) DA EDUCAÇÃO
O PODER DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INTEGRAL
SEGUNDA PARTE: O EDUCADOR
V - REQUISITOS DO EDUCADOR
A AUTO-EDUCAÇÃO
O AMOR ÁS CRIANÇAS
O AMOR AOS JOVENS
VI - A PREPARAÇÃO DOS PAIS
O IDEAL DE FAMÍLIA
O NAMORO
O ABORTO
VII - QUALIDADES DO EDUCADOR
AUTORIDADE MORAL
RELIGIOSIDADE
EQUILÍBRIO
LUCIDEZ ESPIRITUAL
CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO
HUMILDADE
PACIÊNCIA
FIRMEZA E ENERGIA
ENTUSIASMO PELO SABER
VIII - O PROFESSOR
PROFISSÃO E VOCAÇÃO
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
O PROFESSOR ESPÍRITA
IX - GRANDES EDUCADORES
AS MA~ES
EDUCADORES EXEMPLARES
SÓCRATES
COMENIUS
BACH
PESTALOZZI
KARDEC
EURÍPEDES BARSANULFO
GANDHI
PADRE FLANEGAN
MARIA MONTESSORI
X - O PEDAGOGO DA HUMANIDADE
AS VIRTUDES DE JESUS
A PEDAGOGIA DO AMOR
A DIDÁTICA DO MESTRE
JESUS E AS CRIANÇAS
TERCEIRA PARTE: O EDUCANDO
XI - O EDUCANDO NA INFÂNCIA
CONFIANÇA E INGENUIDADE
CURIOSIDADE E INTERESSE
ABSORÇÃO DO AMBIENTE E IMITAÇÃO
SINCERIDADE
AFETIVIDADE
FANTASIA E BRICADEIRAS
CRIATIVIDADE
MEDIUNIDADE INFANTIL
XII - O EDUCANDO NA ADOLESCÊNCIA
A PERSONALIDADE EMERGENTE
DESEJO DE LIBERDADE
DESPERTAR DA SEXUALIDADE
CARÊNCIA AFETIVA
REBELDIA E REIVINDICAÇÕES
AUTENCIDADE
HIPERSENSIBIDADE
ATRAÇÃO PELO GRUPO
DOENÇAS ATUAIS
APATIA
MASSIFICAÇÃO
DROGAS
XIII - O EDUCANDO NA JUVENTUDE
O CARÁTER DA JUVENTUDADE
A CONFIANÇA NOS MESTRES
A JUVENTUDE ATUAL A JUVENTUDE BRASILEIRA
XIV - A MATURIDADE
MATURIDADE FÍSICA E PSÍQUICA
OS MADUROS IMATUROS
OS FALSOS MADUROS
AUTORITARISMO E CONSERVADORISMO
XV - A VELHICE
VELHICE SERENA
A MORTE
A NEGAÇÃO DA VELHICE
VELHOS MANHOSOS
A DEMÊNCIA SENIL
QUARTA PARTE: A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO
XVI - A EDUCAÇÃO MORAL
AS LEIS MORAIS
AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO
O TRABALHO E O SENTIDO DE UTILIDADE
A VONTADE DO BEM
MÉTODOS
O CONTÁGIO MORAL
A PRÁTICA MORAL
O AMOR
O DIÁLOGO
A PSICOLOGIA E A NEUTRALIDADE MORAL
A EDUCAÇÃO SEXUAL
A HIGIENE FÍSICA E MENTAL
O RESPEITO PELO SENTIMENTO ALHEIO
O AUTODOMÍNIO
XVII - A EDUCAÇÃO INTELECTUAL
ASPECTOS DA APRENDIZAGEM
O INTERESSE
A MEMÓRIA GLOBAL
ABSTRAÇÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA CONCRETA
A CONCENTRAÇÃO E A DISCIPLINA
POTENCIALIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
RACIONALIDADE (CIÊNCIA, FILOSOFIA E LINGUAGEM)
A CRIATIVIDADE
VONTADE PERMANENTE DE APRENDIZAGEM
CONHECIMENTO GLOBAL (INTERDISCIPLINARIEDADE)
O ESPÍRITO CRÍTICO E A AUTONOMIA DO PENSAMENTO
MÉTODOS
ESTIMULAÇÃO E CONTÁGIO
O USO CRIATIVO DE CONTEÚDOS
APRENDER FAZENDO
XVIII - A EDUCAÇÃO ESTÉTICA
ASPECTOS E FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA
A ESTÉTICA E A FUNÇÃO INDUTIVA
O ESTÍMULO À PRODUÇÃOE A FUNÇÃO CRIATIVA
O ACESSO À CULTURA E A FUNÇÃO SOCIOCULTURAL
PROBLEMAS DA ARTE ATUAL
XIX - CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO
A FAMÍLIA
A ESCOLA
MUDANÇA FÍSICA
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
MUDANÇA PEDAGÓGICA
RECUROS HUMANOS E FINANCEIROS
A UNIVERSIDADE
XX - A EDUCAÇÃO ESPÍRITA
DEFINIÇÕES POSSÍVEIS
ESPIRITISMO COMO EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO SEGUNDO O ESPIRITISMO
O ENSION ESPÍRITA
CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA
A EXISTÊNCIA
A FAMÍLIA ESPÍRITA
A ESCOLA E UNIVERSIDADE ESPÍRITA
CENTROS E INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS
EDUCAÇÃO MEDIÚNICA
A EDUCAÇÃO DOS ESP´´ITOS (MENSAGENS PSICOGRAFADAS)
O HOMEM DO REINO
O AMOR PEDAGÓGICO
A EDUCAÇÃO PELA NATUREZA
EDUCAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E DO SENTIMENTO
A EDUCAÇÃO PELA ARTE E PARA A ARTE
A EDUCAÇÃO ESPÍRITA
APELO DA CRIANÇA
OS ANJOS DA GUARDA DA INFÂNCIA
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO
AUTO-EDUCAÇÃO SEXUAL
O QUE SE OFERTA ÀS CRIANÇAS
O PAPEL DA INFÂNCIA
EDUCAR PARA O FUTURO
A SEMEADURA DO AMOR
LITERATURA E EDUCAÇÃO
BIBLIOGRAFIA COMENTADA