PENTATEUCO KARDEQUIANO
Estado do empréstimo: Disponível
Dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, este foi o primeiro, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo. Ele é o marco inicial de uma Doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade, desde 1857, data da primeira edição francesa. Estruturado em quatro partes e contendo 1.019 perguntas formuladas pelo Codificador, aborda os ensinamentos espíritas, de uma forma lógica e racional, sob os aspectos científico, filosófico e religioso. Independentemente de crença ou convicção religiosa, a leitura de “O Livro dos Espíritos” será de imenso valor para todos, porque trata de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, assuntos de interesse geral e de grande atualidade.
PARTE PRIMEIRA
Das causas primárias
Capítulo I – De Deus
Deus e o infinito: 55; Provas da existência de Deus: Atributos da Divindade: Panteísmo:
Capítulo II – Dos elementos gerais do Universo
Conhecimento do princípio das coisas: Espírito e matéria: Propriedades da matéria: Espaço universal:
Capítulo III – Da criação Formação dos mundos: Formação dos seres vivos: Povoamento da Terra. Adão: Diversidade das raças humanas: Pluralidade dos mundos: Considerações e concordâncias bíblicas concernentes à Criação:
Capítulo IV – Do princípio vital
Seres orgânicos e inorgânicos: A vida e a morte: Inteligência e instinto:
PARTE SEGUNDA
Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos
Capítulo I – Dos Espíritos
Origem e natureza dos Espíritos: Mundo normal primitivo: Forma e ubiquidade dos Espíritos: 88; Perispírito: Diferentesíritos: Escala espírita: Terceira ordem – Espíritos imperfeitos: Segunda ordem – Bons Espíritos: Primeira Ordem – Espíritos puros: Progressão dos Espíritos: Anjos e demônios:
Capítulo II – Da encarnação dos Espíritos
Objetivo da encarnação: 105; A alma: 106; Materialismo:
Capítulo III – Da volta do Espírito, extinta a vida corpórea, à vida espiritual
A alma após a morte, sua individualidade. Vida eterna: Separação da alma e do corpo: Perturbação espiritual:
Capítulo IV – Da pluralidade das existências
A reencarnação: Justiça da reencarnação: Encarnação nos diferentes mundos: Transmigrações progressivas: Sorte das crianças depois da morte: Sexos nos Espíritos: Parentesco, filiação: Parecenças físicas e morais: Ideias inatas: .
Capítulo V – Considerações sobre a pluralidade das existências
Capítulo VI – Da vida espírita
Espíritos errantes: Mundos transitórios: Percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos: Ensaio teórico da sensação nos Espíritos: Escolha das provas: As relações no além-túmulo: Relações de simpatia e de antipatia entre os Espíritos. Metades eternas: Recordação da existência corpórea: Comemoração dos mortos. Funerais:
Capítulo VII – Da volta do Espírito à vida corporal
Prelúdio da volta: União da alma e do corpo: Faculdades morais e intelectuais do homem: Influência do organismo: Idiotismo, loucura: A infância: Simpatia e antipatia terrenas: Esquecimento do passado:
Capítulo VIII – Da emancipação da alma
O sono e os sonhos: Visitas espíritas entre pessoas vivas: Transmissão oculta do pensamento: Letargia, catalepsia, mortes aparentes: Sonambulismo: Êxtase: Dupla vista: Resumo teórico do sonambulismo, do êxtase e da dupla vista:
Capítulo IX – Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal
Faculdade que têm os Espíritos de penetrar os nossos pensamentos: Influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos: Possessos: Convulsionários: Afeição que os Espíritos votam a certas pessoas: Anjos da guarda. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos: Pressentimentos: Influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida: Ação dos Espíritos nos fenômenos da Natureza: Os Espíritos durante os combates: Pactos: Poder oculto. Talismãs. Feiticeiros: Bênçãos e maldições:
Capítulo X – Das ocupações e missões dos Espíritos
Capítulo XI – Dos três reinos
Os minerais e as plantas: Os animais e o homem. Metempsicose.
PARTE TERCEIRA
Das leis morais
Capítulo I – Da lei divina ou natural
Caracteres da lei natural: ; Conhecimento da lei natural: O bem e o mal: Divisão da lei natural:
Capítulo II – Da lei de adoração Objetivo da adoração: Adoração exterior: Vida contemplativa: A prece: Politeísmo: Sacrifícios:
Capítulo III – Da lei do trabalho
Necessidade do trabalho: Limite do trabalho. Repouso:
Capítulo IV – Da lei de reprodução
População do globo: Sucessão e aperfeiçoamento das raças: Obstáculos à reprodução: Casamento e celibato: Poligamia:
Capítulo V – Da lei de conservação
Instinto de conservação: Meios de conservação: Gozo dos bens terrenos: Necessário e supérfluo: Privações voluntárias. Mortificações:
Capítulo VI – Da lei de destruição
Destruição necessária e destruição abusiva: Flagelos destruidores: Guerras: Assassínio: Crueldade: Duelo: Pena de morte:
Capítulo VII – Da lei de sociedade
Necessidade da vida social: Vida de insulamento. Voto de silêncio: Laços de família:
Capítulo VIII – Da lei do progresso
Estado de natureza: Marcha do progresso: Povos degenerados: Civilização: Progresso da legislação humana: Influência do Espiritismo no progresso:
Capítulo IX – Da lei de igualdade
Igualdade natural Desigualdade das aptidões: Desigualdades sociais: Desigualdade das riquezas: As provas de riqueza e de miséria: Igualdade dos direitos do homem e da mulher: Igualdade perante o túmulo:.
Capítulo X – Da lei de liberdade
Liberdade natural: Escravidão: Liberdade de pensar: Liberdade de consciência: Livre-arbítrio: Fatalidade: Conhecimento do futuro: Resumo teórico do móvel das ações humanas:
Capítulo XI – Da lei de justiça, de amor e de caridade
Justiça e direitos naturais: ; Direito de propriedade. Roubo: Caridade e amor do próximo: Amor materno e filial:
Capítulo XII – Da perfeição moral
As virtudes e os vícios: Paixões: O egoísmo: Caracteres do homem de bem: Conhecimento de si mesmo:
PARTE QUARTA
Das esperanças e consolações
Capítulo I – Das penas e gozos terrestres
Felicidade e infelicidade relativas: Perda dos entes queridos: Decepções. Ingratidão. Afeições destruídas: Uniões antipáticas: Temor da morte: ;Desgosto da vida. Suicídio:
Capítulo II – Das penas e gozos futuros
O nada. Vida futura: Intuição das penas e gozos futuros: Intervenção de Deus nas penas e recompensas Natureza das penas e gozos futuros: Penas temporais: Expiação e arrependimento: Duração das penas futuras: Ressurreição da carne: Paraíso, inferno e purgatório.