Fundação Espírita Cárita

Categoria: Obras básicas
Editor: ALLAN KARDEC
Localização: ALLAN KARDEC
Número de catálogo: 1002

Estado do empréstimo: Disponível

Disponibilidade: 35/36

Descrição

O livro dos médiuns é uma das cinco obras que constituem a Codificação da Doutrina Espírita. Reúne “o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo”. Apresenta ainda, na parte final, precioso vocabulário básico espírita. De leitura e consulta indispensável para os espíritas, será sempre uma preciosa fonte de conhecimento também para qualquer pessoa indagadora e atenta ao fenômeno mediúnico, que se manifesta crescentemente no mundo inteiro, dentro ou fora das atividades espíritas. Sendo os homens parte integrante do intercâmbio entre os dois planos da vida — o material e o espiritual —, o melhor é que conheçamos, e bem, os mecanismos desse relacionamento. O livro dos médiuns é o manual mais seguro para todos os que se dedicam às atividades de comunicação com o mundo espiritual.

PRIMEIRA PARTE

NOCOES PRELIMINARES

Noções preliminares

Capítulo I – Há Espíritos?

Capítulo II – Do maravilhoso e do sobrenatural

Capítulo III – Do método

De que modo se deve proceder com os materialistas. Materialistas por sistema: materialistas que o são por falta de coisa melhor. – Incrédulos por ignorância, por má vontade, por interesse e má-fé, por pusilanimidade, por escrúpulos religiosos, por efeito de decepções. – Três classes de espíritas: espíritas experimentadores, espíritas imperfeitos, espíritas cristãos ou verdadeiros espíritas. – Ordem a que devem obedecer os estudos espíritas.

Capítulo IV – Dos sistemas

Exame dos diferentes modos por que o Espiritismo é encarado. – Sistemas de negação: do charlatanismo, da loucura, da alucinação, do músculo estalante, das causas físicas, do reflexo. – Sistemas de afirmação; sistema da alma coletiva; sistema sonambúlico, pessimista, diabólico ou demoníaco, otimista, unispírita ou monoespírita, multispírita ou polispírita, sistema da alma material

SEGUNDA PARTE

Das manifestações espíritas

Capítulo I – Da ação dos Espíritos sobre a matéria

Capítulo II – Das manifestações físicas. Das mesas girantes

Capítulo III – Das manifestações inteligentes

Capítulo IV – Da teoria das manifestações físicas

Movimentos e suspensões. – Ruídos. – Aumento e diminuição de peso dos corpos.

Capítulo V – Das manifestações físicas espontâneas

Ruídos, barulhos e perturbações. – Arremesso de objetos. – Fenômeno de transporte. – Dissertação de um Espírito sobre os transportes.

Capítulo VI – Das manifestações visuais

Noções sobre as aparições. – Ensaio teórico sobre as aparições. – Espíritos glóbulos. – Teoria da alucinação.

Capítulo VII – Da bicorporeidade e da transfiguração

Aparições dos Espíritos de pessoas vivas. – Homens duplos. – Santo Afonso de Liguori e Santo Antônio de Pádua. – Vespasiano. – Transfiguração. – Invisibilidade.

Capítulo VIII – Do laboratório do Mundo Invisível

Vestuário dos Espíritos. – Formação espontânea de objetos tangíveis. – Modificação das propriedades da matéria. – Ação magnética curadora. Capítulo IX – Dos lugares assombrados

Capítulo X – Da natureza das comunicações

Comunicações grosseiras, frívolas, sérias e instrutivas.

Capítulo XI – Da sematologia e da tiptologia

Linguagem dos sinais e das pancadas. – Tiptologia alfabética.

Capítulo XII – Da pneumatografia ou escrita direta. Da pneumatofonia

Capítulo XIII – Da psicografia

Psicografia indireta: cestas e pranchetas. – Psicografia direta ou manual.

Capítulo XIV – Dos médiuns

Médiuns de efeitos físicos. – Pessoas elétricas. – Médiuns sensitivos ou impressionáveis. – Médiuns audientes. – Médiuns falantes. – Médiuns videntes. – Médiuns sonambúlicos. – Médiuns curadores. – Médiuns pneumatógrafos.

Capítulo XV – Dos médiuns escreventes ou psicógrafos

Médiuns mecânicos, intuitivos, semimecânicos, inspirados ou involuntários; de pressentimentos.

Capítulo XVI – Dos médiuns especiais

Aptidões especiais dos médiuns. – Quadro sinóptico das diferentes espécies de médiuns.

Capítulo XVII – Da formação dos médiuns.

Desenvolvimento da mediunidade. – Mudança de caligrafia. – Perda e suspensão da mediunidade.

Capítulo XVIII – Dos inconvenientes e perigos da mediunidade

Influência do exercício da mediunidade sobre a saúde. – Idem sobre o cérebro. – Idem sobre as crianças.

Capítulo XIX – Do papel dos médiuns nas comunicações espíritas

Influência do Espírito pessoal do médium. – Sistema dos médiuns inertes. – Aptidão de certos médiuns para coisas de que nada conhecem: línguas, música, desenho etc. – Dissertação de um Espírito sobre o papel dos médiuns.

Capítulo XX – Da influência moral do médium

Questões diversas. – Dissertação de um Espírito sobre a influência moral.

Capítulo XXI – Da influência do meio

Capítulo XXII – Da mediunidade nos animais .

Capítulo XXIII – Da obsessão

Obsessão simples. – Fascinação. – Subjugação. – Causas da obsessão. – Meios de a combater.

Capítulo XXIV – Da identidade dos Espíritos.

Provas possíveis de identidade. – Modo de se distinguirem os bons dos maus Espíritos. – Questões sobre a Natureza e identidade dos Espíritos.

Capítulo XXV – Das evocaçõesConsiderações gerais. – Espíritos que se podem evocar. – Linguagem de que se deve usar com os Espíritos. – Utilidade das evocações particulares. – Questões sobre as evocações. – Evocações dos animais. – Evocações das pessoas vivas. – Telegrafia humana.

Capítulo XXVI – Das perguntas que se podem fazer aos Espíritos

Observações preliminares. – Perguntas simpáticas ou antipáticas aos Espíritos. – Perguntas sobre o futuro. – Sobre as existências passadas e vindouras. – Sobre interesses morais e materiais. – Sobre a sorte dos Espíritos. – Sobre a saúde. – Sobre as invenções e descobertas. – Sobre os tesouros ocultos. – Sobre outros mundos.

Capítulo XXVII – Das contradições e das mistificações

Capítulo XXVIII – Do charlatanismo e do embuste

Médiuns interesseiros. – Fraudes espíritas.

Capítulo XXIX – Das reuniões e das Sociedades Espíritas

Das reuniões em geral. – Das Sociedades propriamente ditas. – Assuntos de estudo. – Rivalidades entre as Sociedades.

Capítulo XXX – Regulamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

Capítulo XXXI – Dissertações espíritas 

Acerca do Espiritismo. – Sobre os médiuns. – Sobre as Sociedades Espíritas. – Comunicações apócrifas.

Capítulo XXXII – Vocabulário espírita.

Etiquetas: ESTUDO   MEDIUNIDADE